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10 situações imprevistas no carro: o que fazer e como reagir

19/07/2016

Avaria em viagem

Já se viu num aperto quando viajava num carro? Estes 10 casos podem ser um autêntico aborrecimento, e mais agora com as férias, mas saber reagir é muito  importante.

A mecânica de um carro pode falhar em qualquer momento, e mais num parque automóvel como o nosso que é cada vez mais velho. Se falhar quando estiver a guiar é uma autêntica chatice, uma situação imprevista à qual temos de saber como reagir. Outras vezes, estes imprevistos podem derivar-se de factores externos, como um animal na faixa de rodagem ou um mal-estar ao volante.

Sabe como reagir ante estas situações? Trazemos-lhe 10 destes momentos imprevistos no carro e como reagir perante isto. 

 

ANIMAL NA FAIXA DE RODAGEM

Obviamente, deveria tentar evitar o choque, mas não a qualquer preço. Se circula por uma estrada convencional, deveria desconfiar sempre e esperar o pior. Este tipo de estradas são as mais propicias para encontrar inesperadamente um animal na faixa. Se se der o caso, pise o travão a fundo para que entre em funcionamento o ABS, para depois tratar de evitar o animal, sempre que isso não ponha em perigo os carros ou os peões que o possam rodear, ou que possa acabar (por exemplo) contra uma árvore. Quando for apresentar os papéis ao seguro, no caso de choque, assegure-se de pedir um relatório policial que explique tudo o sucedido.

AVARIA DO CARRO NUM LUGAR PERIGOSO

Imagine que o seu carro avaria-se num cruzamento, numa curva sem visibilidade ou numa passagem de nível. Sem dúvida, uma das piores situações que pode encontrar ao volante do seu carro. Não deveria insistir em dar-lhe ao contacto do seu carro, nem tentar empurrar o carro pela sua conta: peça ajuda. Ainda dentro do carro, meta a terceira velocidade e solte a embraiagem para que apanhe impulso. Depois, vá dando ao contacto do carro para que avance enquanto dure a bateria, que deveria ser suficiente para sair de uma possível zona de perigo.

O CARRO ACELERA-SE SOZINHO

Não é uma situação muito comum, mas é possível que suceda, sobretudo nos carros com motor Diesel, no caso em que o nível do óleo esteja muito baixo ou passe óleo do motor no turbo. O que nunca deves fazer é desembraiar, já que sem a transmissão unida ao motor este pode começar a girar mais rápido e pode-se romper. Também não serve de nada tirar o contacto. Como actuar? É necessário “estrangular” o motor: basicamente, provocar que se pare, usando uma mudança alta. O motor apagar-se-á e o carro se desligará.

O CARRO PATINA AO ACELERAR

Barro, asfalto muito escorregadio,… o carro patina ao acelerar. Não dê acelerações fortes para tratar de sair. Mete primeira ou marcha atrás, deixando que o carro vá para a frente ou para trás; se o carro não estiver muito ‘preso’, terminará por sair com facilidade. Outra solução: apague o motor, meta primeira ou marcha atrás e dê-lhe ao contacto sem pisar a embraiagem, acelerando continuamente.

O MOTOR VEM-SE ABAIXO

Se nota que se apaga o motor e o silencio invade o habitáculo, e ademais a direcção e o pedal do travão endurecem-se e são difíceis de accionar, o primeiro que deve evitar é mudar de via sem avaliar o trânsito que lhe rodeia. Fique na via que está e desembraie o motor. Para compensar a dureza do pedal do travão, deverá pisar com força para parar o carro por completo. Aproveite a inércia para tentar ir para um lado da estrada sem entorpecer o trânsito.

O MOTOR REQUENTA-SE

Uma situação muito delicada: o motor do seu carro requenta-se e não tem sítio para parar o carro de imediato. Recomendamos-lhe o seguinte: acenda o climatizador e soba a temperatura ao máximo, de forma que se evacue grande parte do calor produzido pelo motor. Continue a guiar de forma tranquila a 80 km/h na mudança mais alta possível. Se vai a velocidades baixas, pode desbloquear o capô para que entre ar no compartimento do  motor. No entanto, obviamente, o melhor é parar o carro de imediato.

A JANELA BLOQUEIA-SE

A algum de nós já nos aconteceu… abres a janela e não volta a subir, e tens de deixar o carro estacionado na rua, por exemplo. Este problema pode dar-se quando trocamos a bateria… dê-lhe varias vezes ao botão de subir e descer a janela, para a continuação empurra-lo com as duas mãos para cima. Se o consegue, isso sim, não se fechará de todo; pode recorrer a uma fita adesiva para sair do passo, mas mais tarde ou mais cedo, deverá ir à oficina para dar solução ao problema.

FURO DE UM PNEU

Pode ser que tenha pressão a mais no pneu ou estava estragado. Se o pneu fura enquanto estás a guiar, nunca pise ao travões a fundo, já que com só três rodas em contacto com o asfalto, o carro pode desequilibrar facilmente e inclusive podes virar-se. Ao furar, notarás que a direcção nota-se pesada e o carro vira-se para o lugar do pneu rebentado: compensa-o girando no sentido oposto, tratando de manter a calma e ter controlo total da situação. Depois, vais soltando progressivamente o pedal do acelerador. Se o pneu que fura é um dos traseiros, pode ser menos perigoso; mesmo assim, a forma de actuar é a mesma.

SAI FUMO DO TABLIER

Um cheiro raro sai das saídas de ventilação e um fumo branco começa a sair na base do pára-brisas. Cuidado, porque é uma situação muito grave que requer actuar de forma instantânea. Ficarias surpreendido do rápido que um carro se pode incendiar. Como actuar?: sem entrar em pânico, ligue as luzes de emergência e pare o carro à maior brevidade possível num lugar seguro. Saia do carro o mais rápido possível e tenha cuidado com o trânsito. Se tem um extintor no carro, use-o. Se é pequeno e o incêndio propaga-se muito rápido, pouco poderá fazer para salvar o carro, mas sim para evitar que o fogo se propague a outras zonas.

COMEÇA A SENTIR-SE MAL A CONDUZIR

Se nota que tem algum mal-estar cardíaco ou sente uma sensação de que vai desmaiar, ponha o pé rapidamente sobre o pedal do travão e tente levar o carro para um lado até parar o carro por completo. É o co-piloto? Segure o volante com uma mão, tente tirar a perna do condutor do pedal do acelerador e tente parar o carro com a ajuda do travão de mão. Pode trocar a mudança, se puder.

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