Produtos e soluções profissionais

ADBLUE, O QUE É E EM QUE CONSISTE?

Todo um desconhecido em veículos de turismo e transporte ligeiro

25/07/2016

AdBlue

AdBlue é a marca registada do produto ureia AUS32 (dissolução de ureia ao 32.5%).

Trata-se de todo um avanço em matéria de redução de emissões, uma das soluções mais simples e eficazes para enfrentarmos o desafio dos limites de emissões que imporá a União Europeia nos próximos anos. Muito habitual já em veículos pesados e camiões, cada vez são mais os veículos de turismo que incluem este aditivo.

 

EM QUE CONSISTE O ADBLUE?

Como sugere o próprio nome AUS32 (Aqueous Urea Solution em inglês), o produto é uma dissolução de ureia de alta pureza em água desmineralizada. Não é tóxico e é seguro de manipular. Mas pode resultar corrosivo para alguns metais, e devem utilizar-se os materiais adequados para o seu transporte e armazenamento.

O fim último do AdBlue é de funcionar como um agente de redução catalítica selectiva (RCA) que limite consideravelmente as emissões de óxidos de nitrogénio (NOx).

Recordemos que este tipo de gases representa um dos maiores problemas das mecânicas diesel tradicionais e o seu maior handicap ambiental. Hoje em dia são poucos os veículos de turismo com AdBlue e outros redutores catalíticos desta índole, não obstante no transporte pesado, camiões e autocarros, é bastante comum.

COMO FUNCIONA?

O AdBlue é utilizado pelos veículos equipados com tecnologia RCA (Redução Catalítica Selectiva), nos quais o produto vai armazenado num depósito exclusivo e um dispositivo catalisador. O consumo de AdBlue equivale a um 3-5% do consumo de combustível. Este baixo doseamento permite espaçar os reabastecimentos e minimizar o impacto que produz no chassis um depósito adicional.

É importante não confundir com outro tipo de aditivos que funcionam noutros sistemas antipoluição do veículo, como os equipados com FAP e o aditivo que ajuda a realizar a regeneração do filtro.

Como resultado da reacção produzida pelo NOx e o AdBlue produz-se uma mistura de nitrogénio e vapor de água.

 

Ao dia de hoje são bastantes os fabricantes de viaturas ligeiras e de turismo que optaram pela tecnologia AdBlue para os seus motores diesel com objecto de cumprir com as exigentes normas de emissões da União Europeia.

Todos os fabricantes europeus de viaturas ligeiras estão colocando no mercado novos modelos equipados com RCA, e a futura norma sobre emissões Euro VI suporá uma maior procura desta tecnologia na Europa.

 

Desde FÖRCH, no nosso constante processo de melhoria continua e inovação, contamos com este produto para satisfazer as necessidades que procuram os nossos clientes, nas manutenções e revisões programadas, já que cada dia mais veículos estão equipados com esta nova tecnologia.

 

Se quer conhecer mais informação sobre este produto, assim como as suas formas de uso, dados técnicos… pode clicar no seguinte link ou contactar connosco para que o seu agente de confiança FÖRCH lhe resolva qualquer dúvida. 

 

Atrás a la vista general