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CONSELHOS FÖRCH.

Prevenção das avarias mais comuns pelo calor e o Verão.

11/07/2018

Férias na estrada.

Com a chegada do Verão e do calor, as avarias nos automóveis disparam. O melhor é revisar bem o seu veículo antes de sair de viagem.

Leva meses à espera, tem tudo carregado, e quando leva uns poucos quilómetros, o seu automóvel diz chega. Resultado: o seu início de férias não pode ser mais desastroso, atirado na estrada esperando que chegue a grua com 40 graus, um dos dias mais quentes do Verão. No artigo de hoje, explicamos quais são as avarias mais comuns com o calor extremo do Verão e como evita-las.

 

AR CONDICIONADO

O climatizador e o ar condicionado são os dois elementos que mais problemas dão nestas datas. Há poucas coisas pior que ter que fazer uma viagem de uns quantos centos de quilómetros com o seu sistema de refrigeração estragado, por isso, revise que tudo esta em ordem e evite um desgosto.

Há diversas maneiras de reconhecer se o seu ar condicionado está em mal estado. Se sente cheiro ao acender é que há fungos nos tubos de condução do ar ao habitáculo. Assim mesmo, se o ar expedido por el coche é insuficiente, é possível que os filtros estejam colapsados. De igual maneira, se os vidros do seu automóvel se embaciam é porque o sistema de refrigeração não trabalha o suficiente. Por último, se o gasto de combustível do automóvel se dispara quando acendes este sistema, é porque ou bem o compressor, ou bem o ventilador, não funcionam correctamente.

Para evitar estes problemas, tem varias opções. Utilize o ar condicionado também no Inverno, mesmo que seja uma vez à semana. Isto ajudará a que os filtros não se colapsem e manterá mais limpos os circuitos. Tente estacionar à sombra e se não tem mais remédio que deixá-lo ao sol, abra todas as portas e janelas durante uns minutos antes de ligar o sistema, para melhorar a refrigeração do interior do automóvel. Além do mais não lhe exija o máximo acabadinho de pôr em funcionamento, alargará a sua vida útil.

MOTOR

As avarias relacionadas com o motor no Verão costumam ter explicações muito simples, mas também custosas. A maior parte das vezes, os problemas de sobreaquecimento são provocadas por um mau funcionamento do termostato ou do electroventilador.

Estes elementos são os encarregados de conhecer a que temperatura se encontra o veículo e regular a quantidade de líquido refrigerante que necessita o motor para trabalhar à temperatura adequada. Em muitas ocasiões, o problema não aparece até que o calor é extremo, já que até aí, o motor não necessitou de líquido refrigerante e quando queremos apercebermo-nos já é tarde.

Poucas coisas se podem fazer por nós mesmos para evitar este problema. O ideal é que verifiquemos cada certo tempo (mais no Verão) se é necessário fazer uma recarga de líquido refrigerante, bem como lembrar na oficina aonde fazemos as revisões, que comprovem o bom funcionamento de estes elementos.

VÁLVULA EGR

A válvula EGR é a encarregada de evitar a emissão de certos componentes contaminantes ao meio ambiente por parte do nosso veículo. Estes elementos ficam agarrados numa grelha que quando o motor alcança a temperatura necessária, são queimados.

A avaria mais habitual na válvula EGR dá-se nos automóveis que circulam na sua maioria pela cidade e não alcançam a temperatura necessária para levar a cabo a combustão destas partículas contaminantes. No entanto, e apesar do calor, no Verão aumenta este tipo de avaria porque as partículas em suspensão são maiores, o que pode colapsar a grelha antes mencionada.

O normal é que se realizemos um trajecto de umas dezenas de quilómetros, o próprio automóvel queime estas partículas ao alcançar a temperatura necessária. No entanto, se levamos muitos dias circulando unicamente pela cidade, é bom que num trajecto um pouco mais largo, e no qual levemos uma velocidade constante, circulemos com uma mudança por debaixo do aconselhado, e assim obrigar o motor a subir a temperatura e queimar os resíduos acumulados.

VIDROS ELÉCTRICOS

Outra das avarias comuns no Verão, é a dos vidros eléctricos. Um sistema muito simples mas que pode causar-nos muitas dores de cabeça, ou porque os vidros não descem quando queremos ou porque temos que deixar o carro estacionado com o vidro aberto ou a meio.

Há três possibilidades na origem desta avaria. Ou se estragou o motor que acciona o seu movimento, ou rompeu-se o cabo que engancha o vidro ao mesmo, ou por ultimo, que se obstruiu a estrutura por donde se movem o cabo e o vidro.

Para evitar que isto aconteça, o nosso conselho é o mesmo que no caso do ar condicionado: utilizar o sistema de vez em quando. Não exigir o seu funcionamento durante demasiado tempo pode provocar que quando o necessitemos não funcione ou que se tenham acumulado materiais na base e se tenham filtrado dentro da estrutura antes mencionada, causando uma avaria.

Desde FÖRCH recomendamos que acuda à sua oficina de confiança antes de ir de férias, para uma revisão, e assim evitar qualquer imprevisto na estrada ou no destino das suas férias… Feliz Verão!

 

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