Produtos e soluções profissionais

COMO AFECTA À OFICINA?

Certificado de cibersegurança 2022.

06/10/2020

Segurança de veículos.

A electrónica chegou com força ao automobilismo, aumentando a conectividade e automatização dos veículos até ao ponto de influir nos seus sistemas de segurança, como o acelerador, o travão, o ABS, entre outras tecnologias que podiam ser alteradas nos ataques informáticos.

Com o fim de fomentar a cibersegurança, a ONU e a União Europeia promoveram una série de normas para criar um novo Regulamento Europeu de Segurança dos Veículos, o cual entrará em vigor em Janeiro próximo, exigindo que todos os novos veículos vendidos a partir de Julho de 2022 um certificado de cibersegurança.

Desta forma, está-se a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias que vão permitir que el veiculo não possa ser manipulado desde el exterior, tornando impossível modificar o software sem a permissão da marca ou do condutor, bem como aquelas que vão em contra da homologação do modelo.

Estes desenvolvimentos vão obrigar aos profissionais das oficinas a recorrer às máquinas de diagnostico conectadas à centralina do veículo para saber a causa da avaria, aonde está localizada e que soluções há. Além disso, após efectuar a reparação, o mecânico tem de informar o automóvel para que este registe que tudo está em bom estado.

O novo regulamento em matéria de cibersegurança não deve afectar aos requisitos técnicos dos componentes noutros âmbitos, como por exemplo o das emissões ou o consumo. Enquanto aos profissionais do serviço pós-venda, estes devem ter acesso a toda a informação sobre o funcionamento das tecnologias para poder seguir a fabricar e distribuir peças sobressalentes aptas, bem como às oficinas, tanto oficiais como independentes, para que não se encontrem com obstáculos quando se trata de reparar veículos.

"Até agora, os fabricantes de automóveis têm gasto milhões de euros para melhorar a segurança dos veículos e, embora tenham incluído cada vez mais tecnologia nos seus modelos, não têm tido em conta a cibersegurança", acrescentou a Eurocybcar, uma empresa especializada na análise da segurança cibernética dos veículos.

 

Atrás a la vista general