Produtos e soluções profissionais

CONSELHOS FÖRCH

Chega o Natal…Como conduzir com neve.

19/12/2016

Deslocar-se com neve

O Inverno traz aspectos muito bons, como poder desfrutar do Natal, a família… e da neve?

Desde FÖRCH, queremos dar-lhe alguns conselhos para que nestas festas goze ao máximo de todos os componentes que formam parte do Natal. Especialmente se tem que deslocar-se por estrada com neve se vai de viagem, para visitar a família…

 

Pode passar despercebido, mas a vestimenta é um ponto importante se guiamos com neve: não uses botas com a sola muito grossa, porque impede sentir os pedais. A roupa deve ser ligeira, ao contrário os nossos movimentos podem ver-se limitados e retardados. Outras regras fundamentais são aumentar a distância de segurança, ter as luzes de estrada ligadas e guiar suavemente.

 

Se não tem garagem e está na rua, pode que esteja até acima de neve. Assegure-se de ter o depósito cheio; se fica atrapad@ na neve, poderá usar o aquecimento.

Terá que evitar que o seu veículo não patine no arranque, por tanto o melhor é acelerar de maneira paulatina e não acelerar o motor. Não obstante, se continua a patinar, terá que utilizar uma velocidade superior para diminuir a força aplicada às rodas e conseguir arrastar o veículo.

Uma vez em andamento o mais sensato é utilizar correntes, ou pneus de Inverno e circular em mudanças altas a não mais de 40 km/h, manobrando com muita suavidade volante, travão e acelerador para manter o controlo. Na estrada encontrará o traçado das rodas de outros carros e esse será o seu melhor caminho para evitar ter que conduzir sobre a neve. Se tem dúvida sobre como colocar as correntes, aqui já explicamos.

Se o carro derrapa por atrás, há que acelerar para recobrar o equilíbrio, e em nenhum caso travar, porque isto acentuaria o desequilíbrio da parte traseira.

A travagem é um dos momentos mais importantes já que pode encontrar placas de gelo que podem fazer que o seu carro se comporte de maneira imprevisível, por isso deve travar a pequenos golpes para controlar a direcção, não reduzir em subidas ou descidas, e prever com antecedência as travagens para realiza-las com muita suavidade.

Se trava e nota que o carro patina, levanta o pé do acelerador, suavemente para não diminuir a aderência, corrija a trajectória e volte a travar até que controle o carro, tudo isto se não se encontrar numa placa de gelo.

Se perde o controlo do carro numa placa de gelo, tem que manter a calma, e sobre tudo não toque o travão, levante suavemente o pé do acelerador e disponha-se a manobrar o carro só com o volante, porque se acelera patinará muito mais e o seu carro será incontrolável.

Quando se encontrar numa curva terá que faze-lo a velocidade reduzida e toma-la de maneira flexível e constante, para evitar que o pneu perca o contacto e não responda, e muito importante é que estando dentro da curva tenha uma velocidade lenta e regular para não perder o sentido.

 

Por isso, antes de deslocar-se com estas condições meteorológicas na estrada, seja previsor, respeite os sinais de trânsito e preste muita atenção ao volante… Boas Festas!

Atrás a la vista general