Produtos e soluções profissionais

CONSELHOS FÖRCH

Truques para cuidar do seu carro durante as férias

19/07/2017

Feliz Verão

Cuide o seu carro durante as férias

Na praia, a exposição prolongada ao sol, o estacionamento durante muitos dias no mesmo sítio, os mosquitos… Estes cenários repetem-se ano após ano durante as férias e, mesmo que não acredite, diminuem a saúde do seu carro. Para resolvê-los, devemos pôr em prática estes simples conselhos.

 ESTACIONE À SOMBRA

Os raios solares no Verão são mais intensos e duram bastantes horas. Se a carroçaria do seu carro está manchada de sal, areia ou insectos, pode ver-se danificada. Evite problemas estacionando o seu carro num parking subterrâneo para eliminar a sobreexposição ao sol e ao efeito das altas temperaturas. Se não é possível, cubra-o com uma lona ou, pelo menos, estacione numa zona à sombra.

Outro conselho mais: se tem que estacionar perto da praia, oriente o capô para o lado contrário à costa ou numa zona aonde o ar ou a brisa marina não sopre.

GUERRA À AREIA E AO SAL

A areia e o sal assentam mal ao seu carro. O salitre é um mineral branco que se encontra no sal e nas zonas costeiras, e o seu passatempo favorito é favorecer a corrosão dos materiais metálicos. Não só se conforma com a carroçaria do seu carro como também corrói o interior do veículo.

Por outro lado está a areia, que se mete por todos os sítios e pega-se como uma segunda capa de pintura à carroçaria. Além de sujar, esta segunda pele dourada, aranha a chapa ao mais mínimo efeito de pressão e esfrega.

A solução a estes dois inimigos? A limpeza. Com regularidade, lave o seu carro com água e sabão – isso sim, não o deixe secar ao sol porque ficam círculos na carroçaria-, evite esfregar e utilize productos específicos para o carro.

Não se esqueça de incluir nos cuidados as cavas das rodas, as jantes, os pneus, zonas aonde se acumula sujidade e sal. Para finalizar a operação, aplique uma capa de cera para a carroçaria – melhor líquida - e lubrificante nas partes inferiores do carro.

NÃO DEIXE O CARRO PARADO

Muitas vezes utilizamos o carro só como meio de transporte para chegar ao destino de férias e deixamo-lo estacionado até voltarmos umas semanas mais tarde. Não é um bom costume: os ladrões não ficam com uma ideia errada de que está abandonado.

Além do mais, á recomendável que circule de vez em quando para comprovar que tudo está em ordem e funciona, não vaia acontecer que se tenha descarregado a bateria e que leve uma ingrata surpresa no dia de voltar.  Pode aproveitar para fazer uma pequena excursão até uma bomba de gasolina para comprovar a pressão dos pneus e, já que está aí, lavá-lo.

ELIMINE OS RESTOS DE ANIMAIS

Ou o que é o mesmo, mosquitos pegados à parte da frente do carro e ao pára-brisas e excrementos de pássaros salpicados por a carroçaria. Estes sujos inconvenientes, que por outro lado podem acontecer em qualquer momento do ano, devem ser erradicados na época estival quase no momento em que se produzem.

Com o sol,  o calor e a passagem dos dias, acabam por comer a cor da carroçaria e converter-se em tatuagens sobre a chapa. O melhor é eliminá-los quanto antes utilizando productos específicos.

NADA DE VALOR À VISTA

De certeza que tem carinho por as suas coisas, assim que não deixe nada de valor no interior do carro. Esta recomendação incluí a documentação: ocupará pouco espaço na sua casa de férias e livra-se de um desgosto como se lha a roubam. Também não deixe nada à vista, mesmo que ache que não lhe vai interessar a um ladrão: um saco atirado no chão pode ser atractivo, mesmo que só tenha uma bola de praia dentro.

 

Desde a FÖRCH recomendamos que perante qualquer dúvida, procure a um profissional do sector ou à sua oficina de confiança.

FELIZ VERÃO!

 

 

Atrás a la vista general