Produtos e soluções profissionais

CONSELHOS FÖRCH.

Como actuar perante uma emergência na estrada que nos obriga a parar.

28/11/2017

Emergência na estrada

Os deslocamentos na estrada são o pão de cada dia para milhões de pessoas. Passamos muito tempo ao volante e isso expõe-nos directamente a que tenhamos algum problema durante estes trajectos. Por isto, é de vital importância saber como actuar perante uma emergência na estrada, para evitar males maiores e contribuir a incrementar a segurança viária. A continuação vos deixamos uma serie de conselhos que serão úteis se nos vemos obrigados a parar no caso de acidente ou avaria.

 

No caso de acidente …

Segundo a Cruz Vermelha, até o 57% das mortes na estrada sucedem nos primeiros cinco minutos apôs um acidente. Por isso, é muito importante actuar com rapidez e eficácia, aplicando a conduta PAS para evitar que as consequências do acidente sejam maiores.

Se é testemunha do acidente, o primeiro será estacionar o carro de forma segura, se passar quando já estão os serviços de emergência ou há mais gente ajudando, o melhor é não entorpecer a circulação.

Na conduta PAS o primeiro ponto é proteger, deste modo haverá de advertir da situação. É importante fazer uso do colete reflector para ser vistos pelo resto de condutores e proceder a colocar os triângulos de emergência. Também podem ajudar as luzes de emergência do veículo. Em todo caso, haverá que comprovar que nenhum carro afectado continue ligado ou possa deslocar-se pela zona do sinistro.

O segundo passo é Avisar o 112. A chamada ao serviço de emergência também é vital, pelo que há que tratar de manter a calma e informar de tudo o possível. Até o mínimo detalhe é importante, pelo que há que dizer o lugar exacto, o tipo de sinistro, número de afectados e o seu estado… Qualquer coisa que possa ter importância será útil.

O terceiro passo é Socorrer, proceder à primeira aproximação às vítimas. Após a primeira avaliação há que ter em conta que depois de um forte impacto poderia haver traumatismos importantes, pelo que se tentará não mexer a vítima (nem tirar o capacete a um motorista). No caso de hemorragia se procederá a pressionar a zona para tentar  corta-la. Se há vítimas inconscientes há que avaliar se estão em paragem cardiorrespiratória no caso de ter os conhecimentos de primeiros socorros necessários.

 

No caso de avaria …

E não tem que ser sempre a causa de um acidente. Há vezes que algum componente do carro se avaria e nos obriga a parar o andamento. Neste caso também será primordial que escolhamos o lugar onde parar o veículo. Haverá que tentar não deixa-lo no meio da estrada, mas em alguma zona segura no lateral ou a berma. Neste caso também repetiremos a conduta PAS para evitar a causa de um acidente.

Para sair do veículo utiliza-se o colete reflector, põe-se as luzes do carro e colocam-se os triângulos de emergência (a 50 metros do carro e visíveis desde 100 metros). Não há que esquecer que não cumprir estas medidas pode acarrear uma multa. Se é necessário algum tipo de assistência se procederá a chamar a esses serviços e esperar numa zona assegurada e sem interferir no trânsito.

Atrás a la vista general