Produtos e soluções profissionais

CONSELHOS FÖRCH

Manutenção do ar condicionado do seu veículo

30/05/2016

Ar limpo

O ar condicionado/climatizadores é um sistema de conforto praticamente indispensável, tanto no inverno como no verão. Por isto, desde FÖRCH queremos dar-lhe alguns conselhos para a sua boa manutenção e prevenir avarias ou maus funcionamentos.

O sistema de ar condicionado/climatizador dos veículos funciona transformando o ar quente do exterior em ar frio, ou vice-versa. Isto faz-se graças a um gás que circula por um circuito fechado; as fugas e a conseguinte perda de fluidos são a avaria mais comum que pode passar inadvertida. Por esta razão é importante a sua manutenção, prevenir avarias, sobretudo antes do verão, vai-nos evitar dias de calor desnecessários, filas na oficina e com frequência reparações custosas.

Os sintomas mais destacáveis de que o ar condicionado não funciona correctamente são…

 Não desce a temperatura do interior do carro em pouco tempo. Este problema pode estar ligado ao nível do líquido de fluido, da garrafa desidratante, do filtro do habitáculo ou do bloqueio de algum dos sistemas.

Fugas no circuito, para reparar estas fugas existem produtos como os tapa fugas, para a vedação de pequenas fugas e micro fissuras no circuito de refrigeração.

Em veículos onde o ar condicionado teve bastantes anos de uso existe uma perda de potência, para solucionar este problema existem potenciadores que aumentam o rendimento de esfriamento destes sistemas antigos até um 30%.

Se ao conecta-lo nota um cheiro desagradável, deve-se à acumulação de humidade nos condutos de arejamento e é sintoma de que o circuito de climatização está infectado de bactérias, pó e fungos. Uma limpeza, desinfecção e desodorização do sistema fará que possas desfrutar de um ar limpo e são.

Se há pouco caudal de ar, o habitual é que o filtro de habitáculo esteja obstruído. Os fabricantes e profissionais do sector recomendam que se substitua uma vez por ano cada 15.000 km.

 

Ante qualquer destes defeitos a melhor solução é acudir a um profissional do sector ou à tua oficina de confiança para a revisão e colocação a ponto.

 

Assim que, ainda está a tempo de desfrutar do seu veículo este Verão e de que se converta num refúgio fiável para as altas temperaturas que nos esperam, com a segurança de que o seu ar condicionado está em perfeitas condições, dirija-se à sua oficina de confiança para desfrutar de ar limpo e saudável no seu veículo!

 


Atrás a la vista general