Produtos e soluções profissionais

MELHORA CONTINUA NA OFICINA DE CARROS

Porque beneficia a oficina?

09/05/2018

FÖRCH, na tua oficina de confiança.

Formação e conhecimento são dois dos eixos chave que permitem ao negócio aumentar a sua eficiência e produtividade.

Num sector de alta competitividade e constante evolução como é o dos automóveis, aplicar uma estratégia de melhora contínua em processos e serviços é fundamental para crescer, ganhar eficiência, aumentar a produtividade, reduzir custos, minimizar erros, assim como para conseguir um serviço melhorado que responda às exigências do cliente da oficina de carros.

A INFORMAÇÃO COMO ALIADA DA EVOLUÇÃO DA OFICINA DE CARROS.

A informação permitirá numerosas vantagens à oficina: conhecer a evolução e tendências do mercado, adiantar-se às demandas do cliente, detectar novas oportunidades de negócio, ganhar capacidade de reacção para afrontar possíveis ameaças (ex. mudança nas necessidades e gostos do cliente, crescimento lento do mercado, mudanças normativas…) e ganhar capacidade para tomar as decisões mais adequadas em consequência, reduzindo o risco do processo de decisão. Isto redunda numa melhor posição da oficina.

FONTES E MEIOS DE INFORMAÇÃO DO SECTOR AUTOMÓVEL.

A continuação mencionamos alguns dos principais meios que ajudarão à oficina na adquisição de informação para a melhora contínua e competitividade do seu negócio:

Revistas especializadas, blogues profissionais, imprensa, publicações formativas…

A imprensa em geral (pela importância do sector automóvel e o seu constante desenvolvimento) e, especialmente, secções de imprensa do motor e a imprensa do sector ajudarão à oficina a estar posta em dia de novidades, dados e evolução do sector, tendências e factos relevantes (ex. nova normativa, novos tipos de veículos…).

Formação

Com o fim de actualizar o conhecimento e competências que permitam à oficina de reparação de veículos desenvolver a sua actividade eficazmente, sobretudo tendo em conta as constantes mudanças que experimenta o sector de automóveis: aparição de inovações e tecnologias que aumentam a complexidade da reparação do veículo, introdução de carros de energias alternativas (eléctricos, híbridos, gás…), novas tendências normativas e sociológicas (‘millennials’, exigências normativas e burocráticas…), a formação contínua converte-se num elemento essencial para a oficina.

Foros de Internet e redes sociais

Os fóruns de Internet são páginas nas que se discute um tema específico. Nele os usuários expressarão ideias e opiniões, realizarão perguntas… Este tipo de espaços pode resultar de especial utilidade informativa à oficina para conhecer mais ao cliente: o que procura e valora, as suas opiniões,…

As redes sociais também podem ser úteis para estar em dia sobre o sector, recopilar ideias de melhora e inovação, detectar novas demandas e necessidades do público da oficina, etc. Por exemplo,  se nos centramos na rede social mais utilizada por excelência, Facebook, alguns elementos para extrair informação seriam: grupos do sector (profissionais, clientes…), páginas do sector (meios de comunicação, marcas, fornecedores…), a própria página da oficina (na qual o cliente pode deixar valorações ou comentários, “Gosto”…).

Congressos, jornadas, conferências, seminários, apresentações… do sector do automóvel

As jornadas, conferências, seminários, congressos, mesas redondas, forúns …  são um recurso que permite profundar in situ sobre um tema da mão de expertos na matéria. Além de poder ampliar os conhecimentos sobre o sector de automóveis em geral ou questões concretas do mesmo, a assistência a este tipo de eventos pode oferecer à oficina outras vantagens como: gerar novos contactos, trocar conhecimentos e resolver dúvidas,…

Feiras ou salões

Este evento periódico, no qual empresas pertencentes a um mesmo sector industrial expõem os seus produtos e serviços com o fim de promover o seu conhecimento e venda, é um ponto no que se concentram muitas novidades e informação sobre tendências e evoluções do sector, por essa razão, algumas feiras inclusive costumam atrair a visitantes de diversos países. Para que a oficina possa tirar o maior proveito da sua visita a uma feira é importante uma planificação prévia e valorar os benefícios e vantagens na sua participação.

Atrás a la vista general