08/12/2020
Se a chuva ou o vento afectam directamente o condutor.
30% dos ferimentos e mortes em acidentes de viação ocorrem no Inverno.
Durante a última semana, as primeiras tempestades características desta época do ano trouxeram de volta o frio e a chuva, dois factores que multiplicam o risco de ter um acidente rodoviário. Especificamente, o número de acidentes aumenta até 70% devido a estes dois factores, por isso, se ainda não o fez, é altura de preparar devidamente o seu carro.
A chuva traz acidentes
É o inimigo número um dos condutores e é que a chuva perturba a visibilidade e reduz a aderência ao asfalto ao mesmo tempo, uma combinação que não passa despercebida pelo condutor. A mudança do ambiente e a nossa percepção do mesmo aumenta a tensão ao volante, reduz o nosso tempo de antecipação e, em suma, joga claramente em contra e isso sem falar do vento... Estima-se que quase 5% dos acidentes rodoviários são directamente causados por este fenómeno atmosférico, seja em combinação com a chuva ou não.
O frio e as avarias mecânicas
Se a chuva ou o vento afectam directamente o condutor, o frio tem tendência a não ter compaixão com o carro, aumentando significativamente as avarias. As hipóteses de falha do sistema eléctrico aumentam em 27%, enquanto as hipóteses de o carro não arrancar aumentam em 18%.
As avarias da bateria, que são a causa de uma em cada cinco reparações, são seguidas de falhas do motor e do aquecimento, bem como as assistências relacionadas com o líquido de refrigeração. Naturalmente, juntamente com as baixas temperaturas vêm o granizo, a neve e o gelo, o trio mais temível para a visibilidade, aderência e desempenho geral do carro.
Desde a FÖRCH recomendamos que visite a sua garagem de confiança para evitar imprevistos e grandes problemas nesta altura do ano, e assim, cuidar da sua saúde e da saúde dos outros na estrada.